quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Árvore da Frequência

OBJETIVO:
Incentivar a freqüência das crianças à Escola Dominical,

MATERIAL:

• Cartolina Dupla-face marron – para o desenho do tronco de uma árvore, com muitos galhos, longos e finos;
• Cartolina Dupla-face verde – cortar folhas tantas quantas se fizerem necessárias para o trimestre
• Cartolina Dupla-face parda (laranja, ocre ou beje): cortar folhas tantas quantas se fizerem necessárias para o trimestre;

MÉTODO:

• A cada domingo o professor colocará na árvore:
o uma folha verde (com o nome da criança e o n° da lição correspondente) para os alunos que estiverem presentes na Escola Dominical;
o uma folha laranja (com o nome da criança e o n° da lição correspondente) para os alunos que faltaram à Escola Dominical;
• À medida em que transcorre o trimestre, a “árvore da frequência” servirá de “termômetro” para se avaliar como está o andamento daquela sala: se a árvore estiver mais “verdinha” é que está indo bem, e se tiver com muitas folhas pardas, é como se a sala estivesse “morrendo”... Deve-se incentivar os alunos a manter aquela árvore viva....!
• Ao final do trimestre, serão retiradas todas as folhas da árvore, e serão feitas “árvores” individuais para cada aluno; Já que todas as folhas tem nome, e n°, será fácil identificá-las. Assim, cada aluno receberá uma folha com um tronco desenhado (pintado ou colado), e nele colará suas folhas (cada aluno deverá receber 13 folhas, de acordo com sua freqüência), e assim poderá analisar, como foi sua participação durante o trimestre.
• O interessante é que o aluno que teve muitas faltas, vai tentar, no próximo trimestre, ter uma árvore mais verdinha...

DICAS:

• Para saber o tamanho ideal para as folhas, faça um “c” com sua mão, utilizando os dedos polegar e indicador. Não precisa ser um “C” ‘gordinho’ demais...
• Coloque sempre o primeiro nome de cada criança (escrita com canetinha hidrocor), e coloque só o n° da lição, dentro de um círculo abaixo ou acima do nome;
• Quando for colar na árvore, utilize uma gotinha de cola ou um ‘rolinho’ feito de durex, para facilitar na hora de retirar ao fim do trimestre;
• De preferência, delimite o local da árvore, colando o tronco numa folha grande de papel cenário (tem folhas de 1 metro de comprimento);
• Cole as folhas aleatoriamente na árvore, para não parecer “artificial”... Você vai ver como vai ficar linda aquela árvore frondosa!! Ah! Não se importe de ficar algumas folhas tapando outras... é normal. O importante não é ver, por enquanto o nome dos alunos, e, sim, se a árvore está “indo bem ou não”;

Também vale estipular "tarefas" a serem cumpridas pela sala toda (incentivando assim o companheirismo e entrosamento entre os alunos), por exemplo: um texto bíblico (compatível com a faixa etária) para os alunos decorarem, e recitarem todos juntos ao final de 4 semanas (pode ser uma tarefa destas para cada mês!)...
Assim, a sala de 4 a 6 anos, por exemplo, aprenderia o "Pai Nosso", a de 7 a 9 anos, o Salmo 1° e a de 10 a 12 anos, o salmo 23 (ou o 121)...

Um comentário:

  1. A paz do Senhor Irmã...Poderia me enviar o desenho da árvore e tirar algumas dúvidas????

    joycemittanckt@hotmail.com

    Aguardo resposta. Fica na paz do Nosso Senhor Jesus Cristo. ;D

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